TRANSMÍDIA E MARCAS

Estudioso das relações entre mídia e consumo, o professor Henry Jenkins, escritor, pesquisador e diretor do programa de mídia comparativa no M.I.T., formulou o conceito da narrativa transmídia. Segundo ele, é para onde estamos caminhando, e é onde teremos chegado quando a geração Pokémon tiver se tornado adulta: "Hoje a mídia habita diferentes plataformas com o mesmo conteúdo. Logo todo o conteúdo nessas diferentes plataformas conversarão entre si e se completarão, tornando-se transmídia." Ele afirma ainda que 'aquilo que não for transmídia vai se tornar transmídia nas mãos do público', o que parece se confirmar se observarmos exemplos como o da Lostpedia, uma Wikipedia sobre o seriado Lost feita pelos fãs da série, e que apresenta uma quantidade imensa de informações sobre o seriado que seus produtores nunca produziram ou lançaram. Com esse cenário no horizonte, podemos afirmar que a essência das marcas tende a assumir um papel cada vez mais importante para a sua sobrevivência. Afinal, no mundo transmídia, será preciso aparecer dos modos mais diferentes, sem perder a identidade jamais. Para quem não lembra, os Pokémons são aqueles monstros de bolso que já nasceram transmídia (em um jogo da Nintendo de 1996) e que nunca páram de evoluir.