FENÔMENO DO IBOPE

Quem achava que a contratação do peso-pesado Ronaldo Nazário pelo Corinthians poderia ter mais de marketing que de futebol não precisa mais ter dúvidas. A própria direção do clube chegou a declarar que um dos objetivos da contratação, juntamente com o aumento da arrecadação com patrocínios, seria a 'globalização' do clube. De acordo com o IBOPE em tempo real, divulgado através do UOL, a participação de Ronaldo no jogo contra o Palmeiras foi fantástica não apenas para o Corinthians e sua torcida, mas também para a Globo. Quando o jogador entrou em campo neste domingo, 8, a Globo registrava 27 pontos de média, um índice bom, mas nada anormal em se tratando dos times protagonistas. Então, após o primeiro toque de bola de Ronaldo, a audiência passou a crescer minuto a minuto, até o gol de cabeça do veterano atacante, já nos descontos, gol que selou o empate contra o Palmeiras em 1 a 1, em Presidente Prudente. Quando o jogo acabou, a Globo marcava 34 pontos -- uma das maiores audiências em partidas do Campeonato Paulista. E a Globo continuou com 34 pontos por mais cinco minutos após o final, enquanto Ronaldo era entrevistado. Nesse momento, a Record tinha apenas quatro pontos de média, e o SBT amargava três. Band mal chegava a dois pontos. Rede TV! e Cultura davam traço. Não foi à toa que o Corinthians quis receber 30% da renda, que pelas regras seria integralmente do Palmeiras.