CRISE? FALEMOS DE BRANDING

Para quem também não aguenta mais ouvir falar de crise, recomendo a leitura do texto Branding e a Crise, mais um artigo brilhante escrito pelo Ricardo Guimarães e disponível no site da Thymus. Aproveita o momento para esclarecer o papel da gestão da marca - uma abordagem da gestão, e não do marketing - nos tempos de incerteza que, nessa sociedade do conhecimento, são a regra. Para usar as palavras dele, "É em torno da identidade da marca que a organização se articula junto ao seu ecossistema – investidores, funcionários, clientes, fornecedores, consumidores etc.– permitindo que ela crie vínculos de qualidade com todos esses relacionamentos interdependentes e gerencie essa rede com a flexibilidade e proatividade necessárias para responder um cenário mutante e imprevisível." Para finalizar, "O Branding não lamenta a crise, pelo contrário, vê na destruição do status quo a condição necessária para o aprendizado, para a ruptura com o empobrecedor padrão mecanicista da Sociedade Industrial e a evolução em direção às chances que a sociedade em rede oferece aos indivíduos." Sei que quando entramos nesse assunto, (de que as marcas precisam desenvolver identidades sólidas para se adaptarem aos cenários sem perderem o rumo) às vezes parece que estamos nos repetindo. Mas talvez seja preciso, já que muita gente boa por aí ainda não entendeu. Leia tudo aqui.