
Tem muita gente quebrando a cabeça tentando inventar um nome para a nova companhia aérea brasileira, do gringo-brasileiro David Neeleman, famoso por causa da Jet Blue e de outros vôos bem-sucedidos. A estratégia de fazer um
concurso para escolher o novo nome, se por um lado não garante um bom nome (o regulamento avisa que a companhia não se obriga a utilizar o nome vencedor do concurso) por outro já garantiu bastante visibilidade com mídia espontânea, e muito zum-zum entre quem sonha com passagens de graça pelo resto da vida, o prêmio reservado ao criador do nome escolhido. Para ajudar quem está disposto a deixar a criatividade voar, separei dicas do nosso manual de
naming que ajudam a criticar e peneirar os nomes depois de uma tempestade de idéias. Parecem tolas, mas podem ser úteis para quem quer arrumar um nome que se destaque, uma vez que o site da promoção já registra mais de 105 mil sugestões.
:: TESTE DAS PROPOSTAS PRELIMINARES
Teste com amostra de público equivalente à dos consumidores ou clientes em potencial da marca, objetivando responder, em relação ao nome:
> Gosta dele?
> É relevante e apropriado?
> Traz alguma associação negativa?
> É fácil de pronunciar e soletrar?
> Conseguirá lembrar-se dele amanhã?
No caso desse concurso, vale adicionar um lembrete de que a escolha será feita inicialmente por um júri da empresa, depois por votos através da internet. Se quiser tentar, pense em alguma coisa que seja realmente boa para todos esses públicos, e também para os futuros usuários em potencial, e SE isso for passível de registro comercial, e ainda tiver um domínio compatível capaz de ser registrado na internet, então talvez venha a se tornar o nome dessa nova companhia. Se não, você pode ter que se contentar com as passagens grátis pelo resto da vida, ou nem isso.