Alguns anunciantes questionam quando têm o primeiro contato com a nossa abordagem orientada para o branding e a gestão de marcas: mas afinal, isso vende mesmo? E a resposta é: vende mais e por muito mais tempo. Pois justamente o foco de tudo é a gestão da imagem da marca para promover a criação de valor com geração de resultados futuros (ou intenção de compra futura), que é gerada a partir da comunicação pertinente e coerente, ou do exercício da identidade e dos atributos da marca em todos os seus relacionamentos, incluíndo evidentemente o relacionamento com os consumidores.
E o ponto-de-venda, onde entra? Na hora da decisão, claro. Justamente, é lá que as embalagens, mostruários, displays, faixas de gôndola, degustações, promoções e outras formas de abordagem têm que estar totalmente em linha com a identidade da marca.
Para compreender melhor os processos no ponto-de-venda é que a SHIFT foi por muito tempo a única agência catarinense associada ao POPAI (Associação Internacional de Design no Ponto-de-Venda, numa tradução livre), mesmo sem ter a pretensão de ser capaz de produzir internamente toda a gama de ações possíveis nesse cenário. Nossa abordagem propõe auxiliar os nossos clientes a resolver tudo isso mantendo a sintonia com a identidade da marca, e ajudando a identificar e administrar a relação com os fornecedores mais adequados a cada situação.
Temos bons exemplos disso em nosso repertório com comunicação de PDV e embalagens desenvolvidas para a Lactoplasa, com soluções apresentadas para o natal da rede SESI Farmácias e com soluções de merchandising que desenvolvemos ou cuja realização gerenciamos para a Itagres e Mosarte. De acordo com cada demanda, os projetos podem envolver parceiros diversos em ilustração, fotografia e design. Abaixo relaciono alguns deles, para quem tiver interesse em ver um pouco mais. Pra finalizar: design no PDV por si só não é branding, mas faz parte de um processo coordenado de gestão da marca. Desse jeito, esse tal de branding vende, e muito.
| Creattiva | Dzigual Gollinelli | Índio da Costa Design | Rubens Angelotti | Carlos Meira |