
Por conta de atitudes assim a marca Itaú está consolidada como a marca brasileira mais valiosa, de acordo com a Interbrand, responsável pela divulgação de um ranking bianual de avaliação. No levantamento de 2007, a marca Itaú apareceu cotada em R$ 8,076 bilhões, à frente dos seus concorrentes bancários e de outas marcas como Petrobras, Usiminas e Gerdau.
Leia o artigo em PDF clicando aqui. Abaixo reproduzo o ranking do ano passado.
RANKING INTERBRAND DAS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL - 2007
Posição | Marca | Segmento | Valor da Marca |
1 | Itaú | Financeiro | 8.076 |
2 | Bradesco | Financeiro | 7.922 |
3 | Banco do Brasil | Financeiro | 7.772 |
4 | Petrobras | Energia | 5.738 |
5 | Unibanco | Financeiro | 4.341 |
6 | Natura | Bens de consumo | 3.338 |
7 | CVRD | Mineração | 2.871 |
8 | TAM | Transportes | 881 |
9 | Gerdau | Siderurgia | 681 |
10 | Usiminas | Siderurgia | 626 |
Portanto, não sou só eu que estou falando. Alfredo Alves de Lima, diretor geral da Interbrand: "A análise de mercado atenta para o papel que a marca exerce na geração da receita e do lucro da sua proprietária. Para ilustrar podemos ver da seguinte forma: em um blind test com Coca-Cola, Pepsi, e uma tubaína, o sabor do refrigerante, na maioria da vezes, não distingue definitivamente os produtos. Mas na hora da escolha diante da prateleira do supermercado, a marca entra como fator decisivo na opção, mesmo quando o consumidor se vê diante das diferenças de preço. O papel da marca está na influência que ela exerce na preferência pelo produto".