POR QUE EU AMO O ITAÚ

Esse título é de um artigo que escrevi já há algum tempo, mas que reli hoje e achei muito atual. Especialmente considerando a quantidade de anunciantes e gestores de marcas que poderiam aprender com exemplos como esse, que fazem a marca transcender todos os limites e ir ao encontro da verdadeira experiência de relacionamento com o cliente.
Por conta de atitudes assim a marca Itaú está consolidada como a marca brasileira mais valiosa, de acordo com a Interbrand, responsável pela divulgação de um ranking bianual de avaliação. No levantamento de 2007, a marca Itaú apareceu cotada em R$ 8,076 bilhões, à frente dos seus concorrentes bancários e de outas marcas como Petrobras, Usiminas e Gerdau.

Leia o artigo em PDF clicando aqui. Abaixo reproduzo o ranking do ano passado.

RANKING INTERBRAND DAS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL - 2007

Posição
2007

Marca

Segmento

Valor da Marca
(R$ milhões)

1

Itaú

Financeiro

8.076

2

Bradesco

Financeiro

7.922

3

Banco do Brasil

Financeiro

7.772

4

Petrobras

Energia

5.738

5

Unibanco

Financeiro

4.341

6

Natura

Bens de consumo

3.338

7

CVRD

Mineração

2.871

8

TAM

Transportes

881

9

Gerdau

Siderurgia

681

10

Usiminas

Siderurgia

626


Portanto, não sou só eu que estou falando. Alfredo Alves de Lima, diretor geral da Interbrand: "A análise de mercado atenta para o papel que a marca exerce na geração da receita e do lucro da sua proprietária. Para ilustrar podemos ver da seguinte forma: em um blind test com Coca-Cola, Pepsi, e uma tubaína, o sabor do refrigerante, na maioria da vezes, não distingue definitivamente os produtos. Mas na hora da escolha diante da prateleira do supermercado, a marca entra como fator decisivo na opção, mesmo quando o consumidor se vê diante das diferenças de preço. O papel da marca está na influência que ela exerce na preferência pelo produto".