NAKED

A entrevista publicada no Meio& Mensagem de 14/01/08 com o Faris Yakob, diretor de planejamento e "digital ninja" da Naked, uma das mais aclamadas hotshops do mundo - uma agência focada na venda e gestão de estratégia, e não na veiculação de mídia - deveria ser leitura obrigatória para todos os clientes, anunciantes e gestores de marca. Coisa daquelas que a gente, aqui da SHIFT, adora encontrar publicado para poder mostrar aos nossos clientes e dizer: viu? o que eu te falei?
Em resumo, o cara fala várias verdades sobre gestão de marcas, sobre o mercado de publicidade e as relações cliente x agência que a gente aqui também não se cansa de repetir quase todos os dias. Como o fato de que as agências lidam com os clientes "como se eles fossem nossos professores na escola: eles passam deveres de casa que nós fazemos para agradá-los somente, temos medo deles e não saímos com eles, conversamos pouco com eles". Outra citação ótima é do Richard Eyre, presidente do IAB da Inglaterra, comentando que "a estrutura dos MBAs é feita a partir de precedentes, estudos de caso sobre coisas que já aconteceram, coisa que hoje em dia não funciona mais". Por isso os clientes precisam ser capazes de se adaptar mas rapidamente aos novos cenários, e apostar mais no que ainda não foi feito. O artigo só está disponível online para os assinantes de Meio&Mensagem, mas se você quiser me mandar um email enviarei o conteúdo para leitura.